História
A Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Portalegre, inicialmente denominada como Escola de Enfermagem de Portalegre, foi inaugurada em 12 de novembro de 1972, pelo então Presidente da República, Almirante Américo de Deus Rodrigues Thomaz, sendo à data Ministro das Obras Públicas o Eng.º Rui Sanches e Ministro da Saúde e Assistência o Dr. Baltasar Rebello de Sousa. A sua edificação emerge no âmbito do programa elaborado pela então Comissão de Construções Hospitalares em colaboração com a Direcção-Geral dos Hospitais.
Inicialmente vocacionada para a formação de Auxiliares de Enfermagem (Portaria n.º 232/71), estava sedeada num edifício situado na Avenida de Santo António em Portalegre, junto ao Hospital.
Em 1975 passa a ser lecionado nesta Escola o Curso Geral de Enfermagem.
Em setembro de 1988 (Decreto-Lei 480/88) o Ensino de Enfermagem é integrado no Sistema Educativo Nacional ao nível do Ensino Superior Politécnico, assim, em 1989 a Escola é reconvertida em Escola Superior de Enfermagem de Portalegre (Portaria n.º 821/89), passando em 1990 a lecionar o Curso Superior de Enfermagem. Em 1996 inicia-se o Curso de Estudos Superiores Especializados em Enfermagem na Comunidade, com a opção em Saúde no Trabalho e a opção em Saúde do Idoso). Em 1999 dá-se início à lecionação do Curso de Licenciatura em Enfermagem, que ainda se mantém.
Inicia-se então um período de transição que culminou com a integração no Instituto Politécnico de Portalegre (2001).
Em 2019 foi efetuada a mudança de instalações, passando a Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Portalegre a sedear-se nas instalações do Campus Politécnico.
Atualmente a oferta da Escola Superior de Saúde é composta por duas Licenciaturas (Enfermagem e Higiene Oral), dois Mestrados (Enfermagem [em associação com a Universidade de Évora, Instituto Politécnico de Setúbal, Instituto Politécnico de Beja e Instituto Politécnico de Castelo Branco] e Gerontologia [em associação com a Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Portalegre]) e três Cursos Técnicos Superiores Profissionais (Proteção Civil e Socorro, Apoio em Cuidados Continuados Integrados e Apoio ao Consultório Médico e Dentário).
Consulte também: